Munro Leaf e o touro Ferdinando
Wilbur Munro Leaf, nascido em Hamilton, Maryland (USA), em 04 de dezembro de 1905, foi um autor americano de literatura infantil que escreveu e ilustrou cerca de 40 livros. Graduou-se na Universidade de Maryland em 1927 e tornou-se mestre em literatura inglesa pela Universidade de Harvard em 1931. Foi professor de ensino secundário para, em seguida, tornar-se editor da A. Frederick Stokes Company.
O autor é mais lembrado por um livro infantil de sua autoria, publicado em 1936, “Ferdinando, o Touro”, um bovino espanhol, que preferiu ficar cheirando as flores ao invés de lutar em touradas na Espanha. Leaf teria escrito esse livro a pedido de seu amigo, o ilustrador Robert Lawson.
Assim que publicado, provocou considerável polêmica, sendo proibido na Espanha e queimado na Alemanha nazista por ser considerado um símbolo pacifista. Apesar da controvérsia, o livro lhe rendeu reconhecimento mundial, teve mais de 60 traduções estrangeiras e ganhou vida nas telas através de um curta-metragem da Disney em 1938.
Em 2017, ganhou um longa-metragem produzido pela Blue Sky Studios e dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o mesmo de “Rio” e “A era do gelo”.
Comentários
Postar um comentário