Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica

 

Mauricio Araújo de Sousa nascido em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935 é um cartunista e empresário brasileiro que criou mais de 200 personagens para sua popular série de histórias em quadrinhos infantis chamada Turma da Mônica.

Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio criou personagens baseados em todos os seus filhos, seis homônimos (Mônica, Magali, Marina, Vanda, Valéria, Marcelinho) e mais Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), e Professor Spada\Dr. Spam (Maurício Spada). Titi e Franjinha são personagens inspirados em seus sobrinhos, enquanto Horácio, o dinossauro verde, é um alter ego do desenhista.

Em 1954, procurou emprego de desenhista em São Paulo, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos.

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do cãozinho Bidu, seu primeiro personagem, foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao Cebolinha em 1960.

Em 1962, foi contratado pelo jornal carioca Tribuna da Imprensa, para o qual criou o personagem Piteco e sua turma. A estreia de Piteco ocorreu em 25 abril de 1962.

Em 1963, Mauricio de Sousa criou, junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Nesse ano, a Mônica e o Horácio foram criados. Antes dela, já havia o Cascão, em 1961. Nessa época também ele criou a Magali e o Anjinho.

Em 1970, decidiu lançar a revista da Turma da Mônica, chamada então de Mônica e sua turma.

Há hoje o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, aberto em 25 de janeiro de 1993, inicialmente localizado no Shopping Eldorado, em São Paulo, permaneceu nesse local até fevereiro de 2010, sendo reaberto em 2015 no Shopping SP Market, também em São Paulo, e o Parque Vila da Mônica em Gramado (RS), aberto em 12 de outubro de 2022.


Comentários