Sílvia Orthof - Contos, poesias e teatro infantil
Sylvia Orthof Gostkorzewicz , nascida no Rio de Janeiro, em 3 de setembro de 1932, foi uma atriz e escritora brasileira de livros infantis. Publicou seu primeiro livro em 1981, escrevendo, a partir de então, cerca de 120 títulos para crianças e jovens, entre contos, peças teatrais e poesias.
Apesar de fazer contos infantis, os temas tratados eram sérios. O conto “Maria-vai-com-as-outras”, de 1982, que conta a história de uma ovelha chamada Maria que fazia tudo que as demais faziam, até que um dia resolveu seguir seu próprio caminho, foi um enorme sucesso de crítica e público, bem como “Quem roubou o meu futuro?”, sobre uma menina de 13 anos chamada Valéria que deseja encenar uma peça, no que é impedida pela avó, que prefere que ela faça um curso de datilografia.
Em 1989, criou, na cidade de Petrópolis-RJ, a Cia. Teatro Livro Aberto, onde dirigiu oito de seus textos. A Cia. mantém suas atividades até os dias de hoje encenando os textos de Sylvia Orthof pelo Brasil. Atualmente seu repertório é composto por 7 espetáculos: 'O Cavalo Transparente', 'A Viagem de Um Barquinho', 'Se as Coisas Fossem Mães', 'Ponto de Tecer Poesia', 'Ervilina e o Princês', 'Zé Vagão da Roda Fina e Sua Mãe Leopoldina' e 'Lustrosa, Cantora Misteriosa'.
Em 2002, o músico, ator e compositor Marco Aurêh (que também foi um dos fundadores do TELIA) lança o CD "Cantando Sylvia Orthof". O disco reúne uma seleção das melhores músicas compostas por Aurêh sobre as letras de Sylvia.
Comentários
Postar um comentário