Lewis Carrol e Alice no País das Maravilhas

Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll, nasceu em Daresbury, 27 de janeiro de 1832, foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico.

Charles era gago, à semelhança da maioria dos seus irmãos, e isso afetou as suas aptidões sociais ao longo da sua vida. O próprio Charles parecia estar mais ciente da sua gaguez do que a maioria das pessoas que o conheciam e diz-se que ele fez uma caricatura de si próprio com a personagem de Dodó em Alice no País das Maravilhas, sendo o seu nome uma referência à sua dificuldade em pronunciar o seu próprio apelido.

Em março de 1856, Charles escreveu o seu primeiro texto com o pseudônimo que o tornaria famoso. Um poema romântico chamado "Solitude" surgiu na revista “The Train”, sendo atribuído a "Lewis Carroll". Este pseudônimo era um jogo de palavras com o seu nome verdadeiro: Lewis era a forma anglicizada de Ludovicus, e Carroll era um apelido irlandês parecido com o nome latino Carolus, do qual vem o nome Charles. A transição foi feita da seguinte forma: a tradução para latim de "Charles Lutwidge" é "Carolus Ludovicus" e este nome traduzido para inglês é "Carroll Lewis" e depois ele trocou os nomes de ordem criando o pseudônimo "Lewis Carroll".

Em 1856, o reitor Henry Liddell chegou a Christ Church e trouxe com ele a sua jovem família. Nos anos seguintes, todos eles desempenhariam papéis importantes na vida de Charles Dodgson e influenciariam a sua carreira como escritor. Charles travou amizade com a mulher de Henry, Lorina, e com os seus filhos, principalmente com as três irmãs Lorina, Edith e Alice Liddell: o poema acróstico publicado no final de “Alice do Outro Lado do Espelho” soletra o seu nome completo e também há várias referências superficiais a Alice escondidas ao longo dos dois livros.

A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Liddell (com 10 anos na época). Ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar em um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A verdadeira Alice gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse. Posteriormente, escritor de contos de fadas George MacDonald reagiu tão entusiasticamente ao conto que o encorajou a tentar publicar o livro.

 

Comentários