John Newbery - Literatura para crianças no século XVIII
O editor do século XVIII John Newbery nasceu em 9 de julho de 1713 em Waltham, Berkshire, Inglaterra. Foi a primeira pessoa a se concentrar na criação e no marketing de livros para crianças. O sucesso de seu trabalho se deveu em parte à ascensão da classe média britânica e a uma mudança na filosofia sobre o papel e a natureza das crianças; em vez de serem vistas como adultos em miniatura, as crianças estavam começando a ser reconhecidas como tendo interesses, energias e períodos de atenção que eram muito diferentes das dos adultos.
Foi em 1740 que Newbery publicou seu primeiro livro, iniciando a carreira pela qual seria mais lembrado. Os livros que ele produziu visavam tanto a diversão quanto a educação das crianças. Seu primeiro sucesso nessa área foi o livro de 1744 “A Pretty Little Pocket Book”, uma obra de alta qualidade que apresentava um estilo divertido e colorido, incluindo gravuras caras em chapa de cobre e uma capa dourada. O livro contrastava fortemente com a aparência opaca e barata dos primeiros “chapbooks”, e o público avidamente arrebatou pelo menos 10.000 cópias, o que era muito para a época.
Mais de 150 anos após a morte do editor, o Prêmio Newbery para literatura infantil foi estabelecido em 1922 pela American Library Association, homenageando o trabalho pioneiro de Newbery na apresentação dos primeiros materiais projetados especificamente para a diversão e entretenimento de crianças. A Medalha Newbery é concedida anualmente pela American Library Association para o livro infantil americano mais ilustre publicado no ano anterior. O Newbery Award tornou-se, assim, o primeiro prêmio de livro infantil do mundo.
Comentários
Postar um comentário