Marçal Aquino e A turma da rua quinze

 

Marçal Aquino, nascido em 28 de janeiro de 1958, em Amparo (SP), é um jornalista, escritor (ficção adulta e juvenil), poeta, tradutor e roteirista de cinema e TV. Aos 14 anos sonhava fazer quadrinhos, migrou para a literatura pela liberdade que oferece à imaginação. Iniciou a carreira revisando e redigindo para O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. A vivência como repórter policial (1986–1990) na capital, moldou sua escrita, com ambientações urbanas densas e sotaques da malandragem. Reconhecido por mesclar elementos eróticos, violência, crítica social e atmosferas sombrias, ele se firmou entre os nomes centrais da literatura brasileira contemporânea. Prosa enxuta, densa e contemplativa, com marca de “dramas criminais” ou “romances policiais”, muitas vezes percorrendo a moralidade e violência urbana. Obras traduzidas e publicadas em países como Alemanha, França, Espanha, México, Portugal e Suíça.

O primeiro livro na categoria infantojuvenil de Marçal Aquino, foi também um de seus maiores sucessos, presente na coleção Vaga-Lume: “A Turma da Rua Quinze”(1990), conta a história de um grupo de adolescentes que tenta desvendar um misterioso desaparecimento de uma vizinha idosa, a Dona Gilda. O enredo mistura aventura, suspense leve, mistério e o clima de amizade entre os personagens jovens. Marçal Aquino cresceu no interior de São Paulo e muitas situações no livro remetem ao tipo de brincadeiras, explorações e relações de bairro que ele viveu. O bairro da Rua Quinze é inspirado em cidades do interior paulista, como a própria Amparo, onde o autor nasceu. Como já tinha trabalhado como repórter policial antes de escrever esse livro, a narrativa tem traços de investigação, pistas e suspeitos, o que era incomum na literatura juvenil da época.

Outros livros do autor, na categoria infantojuvenil incluem: O Jogo do Camaleão (1992), O Mistério da Cidade-Fantasma (1994) e O Primeiro Amor e Outros Perigos (1996). Como roteirista, mantém com o cineasta Beto Brant, uma parceria que já rendeu sete longas-metragens: Os Matadores (1997), Ação entre Amigos (1999), O Invasor (2001), Nina (2004), O Cheiro do Ralo (2006), entre outros. Além de adaptar os próprios livros, Marçal roteirizou obras de outros escritores, como Lourenço Mutarelli.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

J.R.R. Tolkien - O Senhor dos Anéis

Lewis Carrol e Alice no País das Maravilhas

Roald Dahl e A Fantástica Fábrica de Chocolate