Domingos Pellegrini e a Árvore que dava dinheiro

Domingos Pellegrini Júnior, nascido em Londrina (PR), 23 de julho de 1949, é um jornalista, publicitário e escritor brasileiro, cuja obra compreende romances, contos, crônicas, teatro e poesia. Começou a escrever aos quatorze anos de idade, quando ganhou uma máquina de escrever do pai. Estudou Letras na Universidade Estadual de Londrina entre 1967 e 1971, e na Universidade Estadual Paulista, na cidade de Assis, onde se especializou em Teoria da Literatura. Costuma dizer que a inspiração surge da observação da realidade, pessoas e fatos que vão se transformando em narrativa. Dá muita importância à forma democrática da linguagem, mantendo proximidade com o leitor infantojuvenil em sua escrita cotidiana. Entre suas obras destaca-se o romance infantojuvenil “A Árvore Que Dava Dinheiro”.

A história trata de um menino chamado João Sabido, morador de um vilarejo muito pobre, que descobre uma árvore que dá dinheiro. A obra não é sobre riqueza fácil, mas sim uma crítica social disfarçada em fábula: o dinheiro só aparece quando as pessoas trabalham em comunidade, limpam, plantam, cuidam — ou seja, a árvore "dá dinheiro" como fruto do esforço coletivo.

Domingos Pellegrini afirmou que queria mostrar que “a verdadeira riqueza está no trabalho, na união e na transformação da realidade”. O livro já foi adaptado inúmeras vezes para peças escolares e teatrais. Muitas escolas montam cenários com árvores "de dinheiro" em feiras literárias, reforçando o caráter simbólico da narrativa. Escrito em linguagem simples, fluida e envolvente, com forte oralidade, típico do estilo de Pellegrini — parece que o autor está contando a história diretamente ao leitor. O livro mistura elementos de conto de fadas, realismo fantástico e crítica social, sem soar moralista.

O personagem João Sabido é um modelo de curiosidade, liderança e senso de justiça. Ele acredita que é possível mudar a vida das pessoas, mesmo sendo apenas um menino. O nome “Sabido” brinca com o fato de ele ser esperto, mas também representa sabedoria com responsabilidade. Professores usam o livro para trabalhar temas como: Cidadania e ética, Sustentabilidade e meio ambiente, Educação financeira (de maneira simbólica), Trabalho em equipe, Fábula e metáfora, Interpretação textual e valores sociais.

 

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