Rick Riordan e as polêmicas de Percy Jackson e o ladrão de raios

 

Richard Russell Riordan Jr. nascido em San Antonio, 5 de junho de 1964, mais conhecido como Rick Riordan, é um escritor norte-americano famoso por escrever a série “Percy Jackson e Os Olimpianos”, de 2005 a 2009. A série mistura mitologia grega com aventuras modernas, trazendo figuras clássicas como Zeus e Hades para o mundo contemporâneo. Isso ajudou muitos jovens a se interessarem pela mitologia de forma divertida.

A série Percy Jackson & os Olimpianos apresenta um garoto de doze anos de idade, que descobre que é filho do antigo deus grego, Poseidon. Riordan criou a série após esgotar o repertório de mitos gregos que contava para seu filho Haley dormir, e Haley sugerir uma nova série de histórias com os mesmos personagens. Riordan acabou incorporando traços de Haley no protagonista Percy Jackson, como dislexia e TDAH. A série vendeu 20 milhões de livros e rendeu dois filmes adaptando os dois primeiros volumes da série. Percy Jackson aborda temas de identidade, pertencimento e inclusão. Percy, assim como outros personagens, lida com a aceitação de sua identidade única e de suas diferenças.

Uma crítica feita à série são as semelhanças evidentes com a série “Harry Potter” de J.K. Rowling. Por exemplo, o trio de personagens principais de Riordan, Percy um garoto problemático que é maltratado em casa e que descobre, de uma hora para outra, que suas origens são totalmente diferentes do que ele imaginava, os seus amigos, Grover um garoto-bode fiel, apesar de medroso e atrapalhado, assim como o personagem Ron Weasley e Annabeth uma garota extremamente inteligente e independente, assim como Hermione Granger. No livro de Riordan, também, o personagem central, Percy, vive boa parte de suas aventuras em um acampamento, exclusivo para "meio-sangues", ou semideuses adolescentes, assim como Harry e cia., que vivem aventuras na escola de Hogwarts. Em sua jornada, Percy conta com os conselhos e com a experiência de Quíron, um lendário centauro, assim como Harry Potter com o professor Dumbledore.

A adaptação para o cinema, lançada em 2010 (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) e em 2013 (Percy Jackson e o Mar de Monstros), não agradou os fãs nem o próprio Riordan. Ele criticou a adaptação, afirmando que os filmes não eram fiéis aos livros e mudaram aspectos importantes da trama e dos personagens.


No filme, Percy e Annabeth, os protagonistas, são retratados mais velhos do que nos livros. Essa mudança também foi criticada, já que os fãs consideravam importante que eles fossem jovens para manter a autenticidade e identificação com o público-alvo dos livros.


Comentários