Jeffrey Kinney - O diário de um banana

 

Jeffrey Patrick Kinney, nascido em Fort Washington, Maryland, 19 de fevereiro de 1971, é um escritor e cartunista norte-americano cujo trabalho ficou notável após escrever a série de livros chamada “Diário de Um Banana”. Nessa série, Kinney traz a história de quando era adolescente que passa por muitos contratempos durante o ensino fundamental. Desde o lançamento do primeiro volume em 2007, a série já vendeu mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo, sendo traduzida para mais de 65 idiomas.

Antes de sua carreira como escritor, Kinney trabalhou como desenvolvedor de jogos online e designer de jogos. Isso inspirou seu gosto por uma narrativa visual interativa, algo que aplicou em seus livros. Kinney levou cerca de oito anos para concluir "O Diário de um Banana", que ele inicialmente publicou em partes no site Funbrain.com em 2004. Em 2007, a versão impressa foi lançada e rapidamente se tornou um sucesso.

Assim como o protagonista Greg Heffley, Kinney descreve seu eu mais jovem como "não muito atlético" e "um pouco impopular", o que inspirou vários aspectos do personagem e do enredo, embora ele diga que Greg é mais egocêntrico e oportunista do que ele próprio foi.

O livro é um híbrido de texto e ilustrações, um estilo de "diário gráfico", que mescla desenhos simples e engraçados com textos curtos. Esse formato tornou a leitura mais atraente para crianças e jovens, especialmente para leitores que preferem um estilo visual. A narrativa explora a vida de Greg de forma engraçada e sarcástica, o que faz muitos leitores se identificarem.

O primeiro filme da série foi lançado em 2010, dirigido por Thor Freudenthal. Ele foi bem recebido, especialmente pelo público jovem, e deu origem a mais três filmes em sequência. Embora os filmes sigam a essência dos livros, algumas adaptações foram feitas para tornar a narrativa mais cinematográfica. Por exemplo, o personagem Rowley, melhor amigo de Greg, é representado como mais inocente e infantil no filme do que no livro. Kinney faz uma breve aparição no primeiro filme, interpretando um pai em uma cena rápida.

Em 2021, uma versão animada de "O Diário de um Banana" foi lançada no Disney+. Essa nova adaptação permitiu uma representação visual ainda mais fiel ao estilo do livro, mantendo as ilustrações e o humor característicos de Kinney.


Comentários