Pedro Bandeira - Os Karas e a droga da obediência
Pedro Bandeira de Luna Filho nascido em Santos, 9 de março de 1942, é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Ele adquiriu notoriedade em 1983, com o lançamento de “O Dinossauro Que Fazia Au-au”, seu livro infantil de estreia e passou a dedicar-se exclusivamente a autoria de títulos infanto-juvenis. Bandeira tornou-se autor de mais de 100 obras, entre contos, poemas e narrativas de diversos gêneros – incluindo o grande êxito juvenil “A Droga da Obediência” (1984), que originou a série de seis títulos de nome “Os Karas”.
"A Droga da Obediência" é um marco na literatura juvenil brasileira, sendo lembrado por muitos leitores como a obra que despertou o interesse pela leitura e pelo pensamento crítico. O título já faz uma referência direta à crítica da "obediência" forçada por meio de uma substância química, no caso, a “droga da obediência”.
Os Karas são um grupo de cinco adolescentes: Miguel, Calu, Crânio, Magrí e Chumbinho, que se reúnem secretamente para resolver mistérios. O nome "Karas" foi escolhido para diferenciá-los dos "caras comuns".
O sucesso foi tão grande que Pedro Bandeira lançou outras histórias dos Karas, como "Pântano de Sangue", "Anjo da Morte", "A Droga do Amor" e "A Droga de Americana".
Comentários
Postar um comentário