Michael Bond e o urso chamado Paddington
Thomas Michael Bond, nascido em 13 de janeiro de 1926, em Newbury – Berkshire, foi um autor inglês conhecido por uma série de histórias de ficção para crianças e principalmente por ser o criador do personagem “Paddington Bear”.
Seu primeiro livro, “A Bear Called Paddington” (Um urso chamado Paddington), foi publicado pela editora Collins em 1958. A ideia surgiu quando ele encontrou um pequeno urso de brinquedo solitário em uma loja de Londres perto da véspera de Natal. Ele comprou o urso para sua esposa e, em seguida, escreveu uma história inspirada nele.
Foi o início da série de livros de Bond contando os contos do Urso Paddington, um urso do Peru cuja tia Lucy o envia para a Inglaterra, carregando um pote de marmelada. No primeiro livro, a família Brown encontra o urso na Estação Paddington e o adota, dando ao urso o nome da estação.
As aventuras de Paddington venderam mais de 35 milhões de livros, foram publicadas em quase 20 países, em mais de 40 idiomas e inspiraram bandas pop, cavalos de corrida, peças de teatro, balões de ar quente, filmes e adaptações para a televisão.
O livro explora temas como imigração, aceitação, amizade e pertencimento. Paddington é um estrangeiro em um novo país e suas aventuras refletem muitas das dificuldades e alegrias de se adaptar a um novo ambiente.
Paddington foi adaptado para a TV pela primeira vez em uma série animada em stop-motion produzida entre 1976 e 1980. Uma versão totalmente animada foi lançada em 1989 e durou até 1990, trazendo uma abordagem mais colorida e moderna do personagem.
O primeiro filme de Paddington foi lançado em 2014, dirigido por Paul King, e teve grande sucesso tanto de crítica quanto de público. Ele apresentou uma mistura de live-action e animação, com Paddington sendo totalmente animado por computador.
Paddington tornou-se um ícone britânico, representando gentileza, otimismo e o poder da aceitação. O urso é conhecido por sua boa educação e por sempre tentar fazer a coisa certa, mesmo que isso frequentemente o coloque em situações cômicas.
Em 2000, uma estátua de Paddington foi erguida na Estação Paddington em Londres, em homenagem ao personagem e ao seu impacto na cultura britânica.
Comentários
Postar um comentário