Maurice Sendak - Onde vivem os monstros
Maurice Bernard Sendak nascido no Brooklyn (NY), em 10 de junho de 1928, foi um ilustrador e autor de literatura infantil americano. Ele se tornou amplamente conhecido pelo seu livro “Where the Wild Things Are” (Onde vivem os monstros), publicado pela primeira vez em 1963.
Sendak teve uma infância muito difícil, sua família morreu no Holocausto, o que o expôs desde tenra idade até a sua morte, ao conceito de mortalidade. Seu amor pelos livros começou na infância, quando ele desenvolveu problemas de saúde e foi confinado em sua cama. Ele decidiu se tornar um ilustrador depois de assistir ao filme “Fantasia” de Walt Disney, com a idade de doze anos.
Seu livro “Onde vivem os Monstros” tem apenas 338 palavras, mas sua narrativa poderosa e as ilustrações expressivas capturam perfeitamente a imaginação das crianças. A simplicidade da história permitiu que a imaginação dos leitores completasse os espaços deixados em branco.
Apesar de hoje ser considerado um clássico, o livro inicialmente gerou controvérsia. Alguns pais e educadores acharam a história sombria ou assustadora demais para as crianças. No entanto, com o tempo, a visão de Sendak sobre as emoções infantis foi amplamente celebrada.
Os "monstros" do livro foram inspirados pelos próprios parentes de Sendak, especialmente seus tios e tias, que ele descrevia como figuras intimidantes quando era criança.
Como o livro é curto, o filme expandiu consideravelmente a narrativa. Ele mergulha mais profundamente nas emoções do personagem Max e desenvolve as personalidades dos monstros, oferecendo uma reflexão mais filosófica sobre os sentimentos de solidão, raiva e reconciliação.
Comentários
Postar um comentário