J.M. Barrie - O menino que não queria crescer


Sir James Matthew Barrie, nascido em Kirriemuir, Escócia, 9 de maio de 1860, muitas vezes referido como J. M. Barrie, foi um escritor e dramaturgo britânico. Escreveu diversas peças teatrais e livros durante quase toda a vida, em sua maioria voltada para o público adulto, inclusive a peça, ao contrário do como é referido comumente, “The Boy Who Wouldn't Grow Up” (O Menino Que Nunca Quis Crescer), de 1904, que deu origem ao famoso personagem Peter Pan, um menino criado pelas fadas que conseguia voar e vivia em uma terra mágica chamada Neverland (Terra do Nunca), onde não envelhecia jamais.

Só em 1911 o romance “Peter and Wendy” ou simplesmente “Peter Pan”, foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling, Wendy, John e Michael, que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, onde enfrentam piratas, liderados pelo Capitão Gancho.

Acredita-se que Barrie tenha se inspirado em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. Peter Pan desenvolveu-se gradualmente das histórias que Barrie contava para os cinco filhos de Sylvia Llewelyn Davies, ela própria filha do romancista George du Maurier e uma figura materna com quem Barrie teve uma longa amizade.

Peter Pan, no romance original, é um personagem ambíguo. Ele é tanto um símbolo de liberdade e infância quanto alguém com traços egoístas e, em alguns momentos, cruéis. Sua recusa em crescer é celebrada, mas também criticada como fuga das responsabilidades da vida adulta. Há uma passagem mais sombria que não é frequentemente mencionada em adaptações: Peter Pan, de fato, “mata” alguns dos Meninos Perdidos quando eles crescem demais para viver na Terra do Nunca, enfatizando o lado mais trágico e perigoso da sua negação de crescer.

A versão animada da Disney (1953) é talvez a mais conhecida e moldou a imagem de Peter Pan para gerações. No entanto, esta adaptação suavizou muitas das partes mais sombrias do livro.

Tradicionalmente, nos palcos, o Capitão Gancho é interpretado pelo mesmo ator que faz o papel de Mr. Darling, o pai de Wendy, John e Michael. Isso sugere que Gancho é uma figura paterna distorcida na Terra do Nunca. Isso foi mantido em muitas adaptações cinematográficas, incluindo o filme animado da Disney.

Em 1929, J.M. Barrie doou os direitos autorais de Peter Pan ao Hospital Infantil Great Ormond Street, em Londres, uma instituição de caridade que até hoje se beneficia das produções e vendas do livro.



Comentários