Charles Schulz e a tira que virou fenômeno de Marketing

Charles Monroe Schulz, nascido em Mineápolis, 26 de Novembro de 1922, foi um cartunista americano, criador da série “Peanuts” e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros. Originalmente, a tirinha se chamava "Li'l Folks", mas foi renomeada para "Peanuts" a pedido dos editores. Apesar de muitas vezes abordar temas complexos, as mensagens de Schulz eram frequentemente simples e profundas, abordando questões de amizade, amor e aceitação.

Schulz iniciou a série de desenhos do Snoopy (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e os desenhou por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude de sua doença, em 14 de dezembro de 1999. A tira teve um impacto significativo na cultura americana, influenciando muitos outros criadores e obras de arte. Os especiais de Natal e Halloween de "Peanuts" se tornaram clássicos.

Muito das tiras de Peanuts são uma espécie de autobiografia de seu criador. Seus personagens são inspirados em pessoas do cotidiano de Charles Schulz, e alguns acontecimentos são referências a fatos de sua vida. Charlie Brown é o próprio Schulz na infância, um menino cujo pai falava alemão em casa e tinha uma barbearia (assim como o pai de Charlie Brown) e, por ter entrado na escola um ano antes que o correto, sempre foi o menor da classe, o mais franzino, sofria rejeição dos colegas de classe e ia mal nos esportes.

Lucy van Pelt é outro exemplo de personagem criado a partir do cotidiano de Schulz. Sua personalidade mandona, impaciente e sarcástica foi inspirada em Joyce, primeira mulher de Schulz. Em Peanuts, Lucy importunava Charlie Brown e adorava tirar do lugar a bola de futebol no momento em que o garoto iria chutar.

Houve mesmo uma inatingível garota ruiva. Seu nome era Donna Mae Wold, ele a pediu em casamento em julho de 1950, e esta recusou. Ele amargou a rejeição por toda sua vida, enquanto Patty Pimentinha foi inspirada em Patricia Swanson, prima de Schulz, ela se comportava como um "moleque", brincava de bola e não gostava de receber ordens.

"Peanuts" não apenas se destacou como uma tira de quadrinhos, mas também se tornou um exemplo notável de marketing e licenciamento. Desde os anos 1960, "Peanuts" expandiu seu alcance através de uma vasta gama de produtos, incluindo brinquedos, roupas, utensílios de cozinha, itens de papelaria, especiais de TV, parques temáticos e cinema. A imagem dos personagens se tornou sinônimo de qualidade e diversão.

 

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