Brian Selznick e A Invenção de Hugo Cabret
Brian Selznick, nascido em 14 de julho de 1966 em East Brunswick (NJ), é um ilustrador e autor americano mais conhecido como o escritor de “The Invention of Hugo Cabret” (2007), “Wonderstruck” (2011), “The Marvels” (2015) e “Kaleidoscope” (2021).
Sua obra mais conhecida, “The Invention of Hugo Cabret” (A Invenção de Hugo Cabret) ganhou a Medalha Caldecott de 2008 da American Library Association pelo livro ilustrado mais bem ilustrado do ano.
O livro, escrito e ilustrado por Brian Selznick é uma mistura única de romance gráfico, livro ilustrado e prosa. Ele é longo, possui 533 páginas com 284 imagens. As ilustrações contam uma parte importante da história, como se fossem frames de um filme, sem necessidade de palavras.
Selznick se inspirou em Georges Méliès, um pioneiro do cinema francês. O personagem principal, Hugo, cruza caminhos com um misterioso dono de uma loja de brinquedos, que mais tarde se revela como uma representação de Méliès.
Georges Méliès foi um dos primeiros cineastas a criar filmes de ficção com efeitos especiais, como "Viagem à Lua" (1902). A história de Méliès, suas dificuldades financeiras e o fato de seus filmes terem sido esquecidos e redescobertos anos depois, são partes da narrativa no livro.
No centro da história está um autômato (máquina que reproduz movimentos humanos), que realmente existiu como invenção no passado. O interesse de Hugo em consertar o autômato foi inspirado em autômatos antigos que existiam no século XIX e eram bastante populares na época.
O filme (2011), foi dirigido por Martin Scorsese sendo seu primeiro filme em 3D. Assim como o livro, o filme também é uma homenagem ao cinema, especialmente o cinema mudo. A própria estética do filme, os cortes, a trilha sonora e os momentos sem diálogos evocam o estilo dos filmes do início do século XX.
Uma característica interessante do filme é como ele manteve a estética do livro. As transições suaves entre as cenas no filme lembram o movimento das ilustrações de Selznick. Scorsese e a equipe de design de produção trabalharam cuidadosamente para trazer à vida o estilo visual único do livro.
Comentários
Postar um comentário