Carlo Collodi e as diferenças entre o Pinóquio do livro e do filme
Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, nascido em Florença, 24 de novembro de 1826, foi um jornalista e escritor italiano do século XIX, famoso por ter criado “As Aventuras de Pinóquio”.
Jornalista inquieto, polêmico e rebelde, Carlo Collodi foi voluntário na Guerra de independência italiana entre 1848 e 1860, ator-comediante e fundador de vários jornais que bateram de frente com a nobreza da época.
Seu primeiro livro infantil foi publicado em 1876, e intitulava-se “Racconti delle fate”, uma tradução do francês. Em 1881 inicia a publicação do “Giornale per i bambini” (Jornal para as crianças), primeiro periódico italiano voltado para o público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publica originalmente a “Storia di un burattino” (História de um Boneco), primeiro título das Aventuras de Pinóquio.
Pinóquio é, sem dúvida, o mais famoso personagem da literatura infantil, conhecido em todo o planeta, mas poucos são os que efetivamente apontam reconhecer em Collodi o seu criador.
Pinóquio foi o segundo filme de animação lançado pela Walt Disney Animation Studios (o primeiro foi Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937), e assim como outros, Pinóquio recebeu uma roupagem bem diferente pelo estúdio. No original, Pinóquio era muito mais travesso. Para se ter uma ideia, quando ele ganhou vida e conseguiu andar, fugiu de casa e espalhou por aí que Geppetto abusava dele, o que levou o carpinteiro a ser preso.
Comentários
Postar um comentário