Cecília Meireles e a poesia para crianças
Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro em 7 de novembro de 1901 e foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Nome canônico do modernismo brasileiro, uma das grandes poetas da língua portuguesa e é amplamente considerada a melhor poeta do Brasil. Dentre sua extensa obra literária destacamos os poemas para crianças: Ou isto ou aquilo, A bailarina, As meninas, O eco, A chácara do Chico Bolacha, Leilão de jardim, A língua do Nhem, Para ir à Lua, Jogo de bola, Colar de Carolina.
Seu estilo era principalmente neossimbolista e seus temas incluíam tempo efêmero e vida contemplativa. Embora não se preocupasse com a cor local, o vernáculo nativo ou os experimentos em sintaxe (popular), ela é considerada um dos poetas mais importantes da segunda fase do modernismo brasileiro, conhecida pelo vanguardismo nacionalista. Como professora, ela fez muito para promover reformas educacionais e defendeu a construção de bibliotecas infantis.
Preocupada com a qualidade do ensino e a escassez de livros didáticos, Cecília escreveu livros para escolas primárias e publicou, em 1924, o seu primeiro livro infantil “Criança, Meu Amor”, com crônicas em prosa poética para o ensino fundamental, nas quais a escritora abordou realidades que as crianças gostam, como "o imaginário, o bom conselho, o humor e a fantasia". Ele foi adotado pela Diretoria Geral da Instrução Pública do Distrito Federal e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino do Estado de Minas Gerais e Pernambuco, entrando na lista de leitura de livros paradidáticos. Entre os temas do livro estavam retratos, momentos do dia, animais de estimação, tarefas, sentimentos e brincadeiras.
Uma obra bastante particular e pouco conhecida de Cecília Meireles é o infanto-juvenil “Olhinhos de Gato”. Baseado na vida de Cecília, conta sua infância depois que perdeu sua mãe Matilde Benevides Meireles e como foi criada por sua avó D. Jacinta Garcia Benevides (chamada Boquinha de Doce no livro).
Comentários
Postar um comentário