Antoine de Saint-Exupéry, O pequeno príncipe e Zé Perrí

Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry, nascido em Lyon, França, em 29 de junho de 1900, foi um escritor, ilustrador e piloto francês. De sua obra destaca-se "O Pequeno Príncipe", de 1943, livro de grande sucesso, vendeu mais de 200 milhões de exemplares em todo o mundo. O livro leva-nos à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos. O autor, no entanto, morreria um ano depois da publicação do livro e não testemunhou o seu sucesso.

Saint Exupéry se inspirou em uma experiência própria para descrever, no livro, a queda do aviador no deserto do Saara. Em 1935, durante uma tentativa de quebrar o recorde da viagem mais rápida entre Paris e Saigon, ele caiu com seu avião no deserto a 200km de distância do Cairo, no Egito. O aviador e seu copiloto sobreviveram e passaram 4 dias perdidos no deserto, até serem encontrados por um integrante de um povo local que salvou suas vidas.

Antes da Segunda Guerra Mundial Antoine de Saint-Exupéry foi piloto de testes e ajudou a implantar rotas de correio na África e na América do Sul. Várias escalas, pontos de abastecimento que ficavam em aeródromos com TSF (comunicação sem fio), passavam pela costa do Brasil, o que incluía a cidade de Florianópolis.

Como a autonomia de voo era menor naquela época, alguns pilotos franceses pousavam em Florianópolis e foi assim que Saint Exupéry fez amizade com pescadores locais da praia do Campeche e ficou conhecido na região como “Zé Perrí”.

 

Comentários