Ziraldo e o Menino Maluquinho

 

Ziraldo Alves Pinto nascido em Caratinga, 24 de outubro de 1932, foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista, advogado e jornalista brasileiro.

Seu talento no desenho já se manifestava desde menino, tendo publicado um desenho no jornal Folha de Minas com apenas 6 anos de idade.

Em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil, infelizmente, cancelada em 1964, logo após o início do regime militar.

Em 1980 lançou o livro "O Menino Maluquinho". Diz a lenda – e o próprio Ziraldo - que a inspiração para criar o menino surgiu espontaneamente, enquanto ele fazia a barba e falava consigo mesmo olhando no espelho.

A obra, que conta a história do menino “que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”, é considerada um dos maiores fenômenos de todos os tempos do mercado editorial brasileiro, contando com 129 edições publicadas em mais de 10 países, e mais de 4 milhões de unidades comercializadas, além de receber adaptações para o cinema, teatro, games e televisão.






Comentários