Hans Christian Andersen e os contos de fadas
Hans Christian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, em 2 de abril de 1805. Embora seja um escritor prolífico de peças, relatos de viagem, romances e poemas, ele é mais lembrado por seus contos de fadas literários.
Publicou seu primeiro conto com 17 anos. Em toda sua vida, escreveu 156 no total, traduzidos em mais de 125 idiomas.
Um conto de fadas muito antigo de Andersen, "A Vela de Sebo" foi descoberto em um arquivo na Dinamarca somente em outubro de 2012.
Seus contos de fadas mais famosos incluem "A Roupa Nova do Rei", "A Pequena Sereia", "O Rouxinol e o Imperador da China", "O Soldadinho de Chumbo", "Os Sapatinhos Vermelhos", "A Princesa e a Ervilha", "A Rainha da Neve", "O Patinho Feio", "A Pequena Vendedora de Fósforos" e "A Polegarzinha".
Era um homem bem alto (1,85m), tinha 25 cm a mais para o padrão da época. Com olhos profundos, um nariz largo, traços bem longe do ideal de beleza, poderia ser considerado um patinho feio. Assim como o que aconteceu no conto "O Patinho Feio", Andersen também se transformou em cisne por sua habilidade com as palavras, tornou-se um grande escritor da Literatura Infantil. A história do Patinho Feio aparentemente retrata a sua própria vida.
Comentários
Postar um comentário